logo

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC - MAUÁ

Envagelho no Lar


“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo” Apocalipse 3:20

Onde se faz uma prece, aí se acende uma luz. Levar Jesus para dentro do lar através da prece aumenta nossa responsabilidade cristã. Luz inapagável passa a brilhar sobre o lar onde se ore com verdadeiro amor, mesmo que seja uma só pessoa. Ondas e vibrações harmoniosas envolvem o ambiente onde se instala o hábito salutar da prece. O Evangelho no Lar harmoniza a família conscientizando quanto à necessidade da renovação de valores morais e espirituais tendo os ensinamentos de Jesus como diretriz e guia.



O QUE É O EVANGELHO NO LAR?


O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e hora da semana, para uma troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar.
Não é nenhuma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada pelo próprio Mestre Jesus, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, em Cafarnaum, noutras aldeias e no próprio Tiberíades, em torno dos sagrados escritos.
Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, ao mesmo tempo, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo. Outros aproveitam para se esclarecer, também como nós. É uma prática cristã que a Doutrina Espírita recomenda como recurso poderoso contra a obsessão, de grande alcance na limpeza e higiene espiritual do lar. É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.
É uma das formas mais saudáveis de fraternidade, que começa na família através do diálogo sincero e do exercício da caridade. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bençãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique.



POR QUE FAZER O EVANGELHO NO LAR?


O Estudo do Evangelho no Lar abre as portas da nossa casa aos benefícios espirituais, da mesma forma que desentendimentos, brigas e xingamentos favorecem o assalto das sombras (Richard Simonetti). Atrai os bons e afasta ou esclarece os maus espíritos.
Conduz-nos a uma compreensão racional dos ensinamentos do Cristo, levando-nos ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para nossas vidas. Ajuda-nos a superar as dificuldades no lar e fora dele, acendendo-nos a luz da compreensão e da paciência. Modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, desanuviando as nossa mentes congestionadas das criações inferiores, agentes da enfermidade e dos desequilíbrios. Com Jesus no Lar, pelo estudo e vivência do Evangelho, tem-se a verdadeira paz.
Com o Evangelho no Lar formamos as defesas magnéticas da nossa casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas que desestimulam toda ação maléfica. É uma verdadeira segurança espiritual que passa a funcionar em benefício de todo o grupo.
Além da ajuda que essa prática proporciona no programa espiritual de todo o grupo familiar, estende a caridade aos vizinhos e a quantos se sintam também estimulados a mudar com o nosso exemplo Quantos espíritos igualmente se beneficiam com essa fonte de luz!



COMO FAZER DO EVANGELHO NO LAR?


Escolha um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os membros da família ou da maior parte deles. Observar rigorosamente esse dia e horário para facilitar a assistência espiritual e consolidar o hábito da reunião. Iniciar a reunião com uma prece simples e espontânea num local da casa menos exposto às perturbações exteriores, em seguida, fazer a leitura de um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", aberto ao acaso ou previamente programado para estudo em seqüência.
Fazer comentários breves sobre o trecho lido, trocando opiniões com o grupo quanto à aplicação dos ensinamentos na vida diária, evitando discussões, críticas e julgamento de membros do grupo ou de conhecidos em função da mensagem evangélica.
A reunião deve ser dirigida por um membro da família ou pela pessoa que tiver mais conhecimento doutrinário, que deverá estimular a participação de todos e conduzir as explicações ao nível do entendimento prático dos presentes. Pode-se fazer outras leituras afins.
A duração deve ser de até 30 minutos, no máximo, incluindo a prece de encerramento, em que se agradecerá a assistência espiritual, lembrando a próxima reunião.



Fluidificação da água


Durante o evangelho a fluidificação da água. Colocar sobre a mesa um recipiente com água potável (jarra ou copos individuais) para ser fluidificada. Juntamente com as preces finais de encerramento, pedir que os espíritos benfeitores fluidifiquem a água. Após as preces, a água terá sido naturalmente fluidificada por eles. Ao final das leituras e preces, todos os presentes devem tomar um pouco da água fluidificada.
Caso tenha sido colocada uma jarra para fluidificação e tenha restado uma quantidade, ela poderá ser mesclada com uma água nova. Cada vez que a água nova é mesclada com, um pouco que seja, da água fluidificada, toda a água contida no recipiente ficará fluidificada. Esta água poderá ser utilizada por todos durante toda a semana até o próximo evangelho no lar.
Lembrando que a água fluidificada durante o evangelho no lar é de uso geral, ao contrário da água fluidificada na Casa Espírita que é individual e intransferível, contendo o nome completo da pessoa justamente para esse fim.



OBSERVAÇÕES, CUIDADOS E SUGESTÕES


OBSERVAÇÕES
O Dia da semana e o horário mais adequados a todos os participantes devem ser escolhidos livremente.
O tempo de duração é flexível.

CUIDADOS
Uma vez escolhidos, o dia da semana e o horário de realização do Evangelho no Lar devem ser respeitados. Assiduidade e pontualidade são importantes para o bom contato com o Plano Espiritual.
Não transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada, hóspedes (podendo-se convidá-los a participar da reunião), compromissos de última hora, etc...
Não transformar a reunião em trabalho mediúnico.
Tomar todo o cuidado para não criar polêmicas, acusações ou desvio para outros assuntos.

Livro do Mês

O Livro dos Espíritos
Allan Kardec
Obra básica no ensinamento do Espiritismo....


Saiba Mais
Links Úteis