logo

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC - MAUÁ

Resumo Histórico do CEAK Mauá


O Centro Espírita Allan Kardec, fundado em 26 de julho de 1970, foi o primeiro núcleo Kardecista a funcionar no Município de Mauá, com suas portas abertas ao público. Sua primeira sede (provisória) localizava-se em uma pequena garagem na Rua São Mateus, 46 - Bairro Matriz - Mauá - SP. Neste local, o CEAK permaneceu durante 21 (vinte e um) anos. Nos primeiros 02 (dois) anos o número de frequentadores não ia além de 15 pessoas. Após esta fase inicial, o crescimento foi se acentuando tendo o público se multiplicado de tal maneira que foram necessárias várias reuniões semanais, contudo, não havia espaço disponível. Mesmo assim algumas reuniões foram realizadas com pessoas em pé. O cenário era de muita simplicidade e fé, semelhante ao local onde Jesus Cristo nasceu e iniciou a pregação de seus ensinamentos evangélicos.

Em 1971, após 05 meses de fundação, o Centro Espírita Allan Kardec, através de seus diretores, decide criar seu departamento de Assistência Social denominado simplesmente “Casa da Criança”, oferecendo várias atividades às crianças carentes da região. Como não podia ser diferente, este trabalho social foi tomando grandes proporções culminando na criação da 1ª creche do Município de Mauá, passando então a ser chamada de “Casa da Criança Auta de Souza”, sendo reconhecida por lei pela Câmara Municipal de Mauá por unanimidade como Serviços Sociais de Utilidade Pública Municipal.

Após todos os anos de serviços prestados ao Município e a população de Mauá, em 1981 a Prefeitura do Município de Mauá em reconhecimento a isto, fez a doação de um terreno para a Construção de uma Sede Social para a Casa da Criança Auta de Souza localizado na Rua Santo André, 284 - Mauá - SP e que após a construção da sede, passou a realizar todos os eventos sociais para arrecadação de meios para continuar atendendo as mais de 80 crianças carentes em regime de semi-internato.

Em 1988 é criado o Departamento de Doutrinação e a partir deste momento, o Centro Espírita Allan Kardec iniciou suas atividades neste local oferecendo ao público, cursos, palestras, tratamentos entre tantas outras atividades. Hoje o local conta com uma excelente infraestrutura como, por exemplo: biblioteca, livraria, lanchonete, bazar, salas de estudos e tratamentos, cozinhas além de um salão para atendimento ao público com capacidade para aproximadamente 300 pessoas.




Sobre o fundador


Fernando Louzada, sempre foi uma pessoa simples, mas visionária e de inabalável fé. Mesmo com todas as dificuldades lutou pelo seu ideal de Moral e Fé Cristã.
Além de fundar a Casa da Criança Auta de Souza, o Centro Espírita Allan Kardec, o Comunhão Espírita Cristã, iniciou um processo de união entre os municípios da região para a divulgação da Doutrina Espírita, dando inicio à U.S.E (União das Sociedades Espíritas) da região ABCDMR, e também autor do livro Conheça o Espiritismo.




Diretoria


Cargo Nome Cargo Nome
Presidente: Viviane Varin 2º Secretário: Amarildo Rodrigues
Vice-Presidente: Márcia Aparecida dos Santos 1ª Tesoureira: Adriana Alves Pereira
1ª Secretário: Henrique Marcelo Bottaro 2º Tesoureiro: Douglas Moreira de Souza
Diretor de patrimônio: José Rubens Pereira Lima
Livro do Mês

O Livro dos Espíritos
Allan Kardec
Obra básica no ensinamento do Espiritismo....


Saiba Mais
Links Úteis